Cirurgia Oral

O que é a Cirurgia Oral?

A cirurgia oral é a especialidade da qual fazem parte todas intervenções que se relacionam com a extração de dentes e outras cirurgias.

Quando um dente já não se encontra em condições de ser restaurado através da endodontia ou desvitalização, cabe à cirurgia oral a sua extração.

Este é um dos tratamentos mais recorrentes na medicina dentária e é utilizado como último recurso pelos médicos dentistas cirurgiões da Clínica PH 6.8.

Para além da extração de dentes em mau estado, a cirurgia oral também permite a extração de dentes do siso inclusos ou presos na gengiva.

Dentes do Siso

A remoção cirúrgica de dentes do siso inclusos é um dos tratamentos mais usuais.

Mas porque é que um dente do siso se pode revelar problemático?

Quando um dente não nasce completamente, ou parcialmente, as bactérias podem instalar-se em torno dele, causando uma infecção que se estende para o osso adjacente. Quando isso acontece, o problema torna-se ainda mais sério e tem de ser resolvido pela via da cirurgia oral.

Além disso, quando um dente do siso se encontra incluso, este irá continuar a tentar atravessar o tecido da gengiva, mesmo não existindo espaço suficiente no maxilar. Esta pressão, causada pela tentativa de perfuração do tecido da gengiva, pode afectar as raízes dos dentes vizinhos. Nestes casos, realiza-se uma extração dentária de forma a evitar danos nos dentes e ossos adjacentes assim como infeções.

MITO: A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento.

VERDADE: A perda dentária está relacionada com maus hábitos de higiene oral (ou até ausência dos mesmos); doenças gengivais, como a gengivite e periodontite, mal tratadas ou não diagnosticadas a tempo; traumatismos e alguns fatores de risco, como o tabaco e a suscetibilidade genética.

Comer ou Não Comer
Se vai submeter-se a uma cirurgia oral recomenda-se que não beba nem coma nada nas horas que antecedem diretamente a cirurgia. Se puder ingerir alimentos antes da cirurgia oral opte sempre por uma refeição ligeira.

Devo Lavar os Dentes Antes da Cirurgia?
Por norma, lavamos sempre os dentes antes de uma consulta no dentista, por isso, é normal e aceitável que se lave os dentes e até se passe o fio dental antes de uma cirurgia oral.

O Sorriso com que Sempre Sonhou

Ao marcar a sua consulta na Clínica PH 6.8 está a dar o primeiro passo para ter uma boca saudável e um sorriso perfeito.