Odontopediatria

É a especialização da odontologia que cuida de bebés, crianças e adolescentes. O objetivo deste profissional é cuidar e preservar os dentes de leite que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face. Também na preservação do espaço para os dentes permanentes não permitindo a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.

Assim que o dente rompe na boca do bebé, o esmalte adere à placa bacteriana que é formada por bactérias e pelo ácido lático que a bactéria produz, desmineralizando o dente e deixando-o mais frágil ao surgimento da cárie. A criança deve ir a um odontopediatra quando o primeiro dente nasce para que a mãe receba informações importantes sobre a higiene da boca e dicas para realizar a higienização com mais facilidade fazendo com que a criança seja tratada da maneira correta com os devidos cuidados.

Outra função importante que o odontopediatra desempenha é na prevenção da fluorose provocada pelo excesso consumo de flúor, pela criança, na água e nos cremes dentais que elas engolem. A fluorose apresenta manchas nos dentes incisivos que normalmente são brancas e prejudicam a estética dentária.

Este profissional também ensina a criança a ter prazer e diversão na hora de escovar os dentes. Auxilia os pais na compra adequada da escova de dentes e no uso correto do fio dentário.